A Garoto tem uma série de iniciativas para reforçar seu papel socialmente responsável junto à comunidade. Conheça um pouco mais sobre alguns de nossos projetos.
Garoto em sintonia com a Diversidade
A diversidade faz parte da nossa essência. A Fábrica da Chocolates Garoto é compromissada com a inclusão e capacitação de pessoas com deficiência. Atualmente, possuímos mais de 100 colaboradores com surdez na Fábrica de Vila Velha.
O programa “Garoto em sintonia com a diversidade” desenvolvido pela companhia tem garantido a integração e sinergia entre os colaboradores surdos e ouvintes. Para facilitar este dia-a-dia, contamos com uma televisão onde ficam disponíveis os informativos da fábrica em línguas de sinais. Além disto, faz parte do quadro de colaboradores, uma interprete de Libras para facilitar a adaptação de materiais no sistema notação, capacitação, formação de multiplicadores surdos. Bem como todo o treinamento tem interpretação quando há colaboradores surdos.
Vencendo Através do Esporte
A Chocolates Garoto, em parceria com o Instituto Viva Vida e o Vela Velha Cetaf, time patrocinado pela empresa, lançou recentemente um grande projeto social de incentivo ao esporte: o “Vencedores Através do Esporte”.
O projeto movimenta cerca de 150 atletas de divisõesde base, sendo 100 no basquete e 50 no bodyboarding.
O objetivo da iniciativa, inédita no Estado é promover a inclusão social, através do esporte, gerando resultados positivos também para a vida dos participantes. Dentre outros serviços, os atletas passaram a contar com equipamentos de ponta, treinamento especializado, uniformes, acompanhamento social, preparação física, palestras educativas e até atividades extra-esporte, como oficinas criativas de geração de renda para familiares, reforço alimentar.
100% da Água Tratada
Na fábrica 100% da água utilizada na indústria e sanitários é tratada pela Planta de Tratamento de Águas Residuárias (PTAR), antes de ser lançado no meio ambiente.
Reciclagem de Óleo de Cozinha
O óleo de cozinha da sua casa pode ser descartado no posto de coleta aqui na fábrica e destinado para reciclagem. Em 2012. 142,5 litros de óleo foram coletados.
Aulas de Culinária
Por meio das aulas de culinária, a Garoto compartilha conhecimento que dá a muitos consumidores o poder de transformar suas vidas. Mais de 200 aulas são ministradas anualmente nos principais pontos de venda de chocolates culinários de São Paulo, como a Chocolândia e a Disamp, atingindo mais de 10.000 consumidores.
Para saber mais sobre as receitas e programa de aulas, acesse a Chocolateria em Casa.
Sala de Leitura
A Chocolates Garoto, em parceria com a Secretaria de Educação de Vila Velha, implantou oito novas salas de leitura e requalificou outras 16 em escolas da rede municipal de ensino e uma na Biblioteca Municipal João Fraga, também localizada no município canela-verde. A ação faz parte do projeto “Leitura para Todos - Sala de Leitura”, realizado pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, e tem como objetivo incentivar a leitura dos estudantes e da comunidade.
As escolas que receberam as salas de leitura foram contempladas, cada uma, com mil livros educativos que passarão a compor o acervo literário das unidades e estarão disponíveis gratuitamente para consulta e empréstimo. Ao todo são 500 títulos de autores nacionais e estrangeiros, sendo que cada título conta com dois exemplares: um para empréstimo e outro para leitura na própria sala.
Reduzindo o Consumo de Energia
O Sistema de Aquecimento Solar utilizado para a água dos chuveiros dos vestiários e da cozinha da Garoto, além de ecologicamente correto, vem reduzindo o consumo de energia anual da empresa em até 648.000 MJ.
Programa Cuidar
Em 2012, foi desenvolvido o Programa Cuidar em 43 escolas públicas de Vila Velha e atingiu 34 mil estudantes.
O programa trabalhou a conscientização de alunos e professores sobre a preservação do meio ambiente, com foco na conservação da água e a reciclagem.
Coleta Seletiva de Resíduos
A Coleta Seletiva de Resíduos é realizada há bastante tempo. Este tipo de coleta é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta.
50 mil jalecos do Chocotour deixaram de ser descartados em aterro sanitário. Os materiais são 100% reaproveitados.